Nesta sexta edição, a cerimônia do premio Prêmio Cláudio Weber Abramo aconteceu durante a programação do América Aberta, no dia 05 de dezembro, em Brasília - DF.
A sexta edição do prêmio foi realizada pela Escola de Dados (Open Knowledge Brasil), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil
Abaixo você confere a lista de projetos finalistas e vencedores, assim como vídeos abordando os principais pontos de construção das matérias. Ao final consta a lista de jurados que avaliaram e selecionaram os finalistas e vencedores e uma galeria com todos os projetos inscritos nesta edição.
O foco são trabalhos realizados graças à Lei de Acesso à Informação ou abertura das bases de dados públicas que prezam pela publicação do código-fonte e da metodologia adotada.
Finalistas
• Desmatamento em busca de dono (Revista Piauí)
Autores: Luiz Fernando Toledo.
• Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil (Folha de São Paulo)
Autores: Daniel Mariani , Paula Soprana , Nicholas Pretto e Marcella Franco.
Vencedor
• Mapa Nacional da Violência de Gênero (Gênero e Número, Instituto Avon e Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal)
Autores: Vitória Régia da Silva, Marilia Ferrari, Aline Gatto Boueri, Victoria Sacagami, Natália Leão E Maria Martha Bruno, Daniela Grelin, Beatriz Accioly, Giuliana Borges, Ivanda Sobrinha, Maria Teresa Prado, José Henrique de Oliveira Varanda, Aretha Pessanha Cordeiro, Gabriele Lima Gomes, Pedro Leonardo de Castro Morais Barbosa, Danilo Freire Holanda de Paiva.
Indo além: esta categoria é para trabalhos de jornalismo de dados que experimentem com novas tecnologias ou formatos inovadores.
Finalistas
• Cada passo importa: mulheres contam como romperam com relacionamentos violentos (Revista AzMina)
Autores: Natália Sousa.
• Com a palavra (O Globo)
Autores: Dimitrius Dantas, Camila Turtelli, Marco Grillo, Thiago Bronzatto, Letícia Sander, Thiago Quadros, Alessandro Alvim, Cristiano Mariz e João Guilherme Lacerda.
Vencedor
• Caminhos da alimentação: o que chega à mesa das mulheres negras (Gênero e Número)
Autores: Marilia Ferrari, Vitória Régia da Silva, Adriana Amâncio, João Velozo, Marcella Semente, Vitória Sacagami, Aline Gatto Boueri, Juli Cândido, Amanda Gedra.
Descobertas inéditas e novos conhecimentos. Buscamos trabalhos de alto impacto social que apliquem análise de dados para jogar luz a tópicos de interesse público.
Finalistas
• Os donos da água: 50 empresas podem usar mesma quantidade que metade do Brasil (Agência Pública)
Autores: Rafael Oliveira, Bianca Muniz, Giovana Girardi.
Menção honrosa
• 71% dos sítios arqueológicos em florestas na Amazônia Legal estão sob áreas desmatadas (InfoAmazônia)
Autores: Lisiane Müller Plumm Gomes.
Vencedor
• Dossiê Seguro Agrícola (Repórter Brasil)
Autores: André Campos, Naira Hofmeister, Poliana Dallabrida, Isabel Harari, Gil Alessi, Bruna Bronoski, Carolina Motoki, Ruy Sposati, Beatriz Vitória e Tamyres Matos.
Dados podem ser lindos e informativos! Nesta categoria, premiamos trabalhos de visualização de dados com viés jornalístico e alta qualidade de UX.
Finalistas
• Livros de autores negros e mulheres caem mais hoje no vestibular; veja a evolução (Folha de S.Paulo)
Autores: Nicholas Pretto e Walter Porto.
• A distribuição geográfica dos alertas climáticos no Brasil (Nexo Jornal)
Autores: Marina Froner e Gabriel Zanlorenssi.
Vencedor
• Panorama das Favelas de São Paulo (Agência Mural de Jornalismo das Periferias)
Autores: Ingrid Fernandes, José Florentino, Paulo Talarico, Isabela do Carmo, Glória Maria, Jacqueline Maria da Silva e Magno Borges.
ANDRÉ FILIPE M. BATISTA - Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação e mestrado em ciência da computação com ênfase em inteligência artificial. Mais de 12 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação. Realizou pós-doutorado em Data Science na Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com parcerias internacionais, em destaque com a Universidade de Harvard. Recebeu prêmios de inovação por meio de dados.
BERNARDO LOUREIRO - Urbanista e programador, especializado em mapeamento, análise e visualização de dados.
CECÍLIA OLIVEIRA - Jornalista investigativa dedicada a cobertura do tráfico de drogas e de armas e a violência. É cofundadora do Intercept Brasil, diretora fundadora do Instituto Fogo Cruzado e diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI. É membro da The Global Initiative Against Transnational Organized Crime.
CLARA VELASCO - É jornalista e pós-graduanda em Data Science & Analytics na USP/Esalq, com especialização em Gestão Pública e comunicação guiada por dados. Atuou por mais de dez anos como apresentadora e repórter de dados na checagem de notícias e em projetos especiais na TV Globo. Também tem passagens pela Band e Folha de S.Paulo.
EVELYN GOMES - Graduada nas ruas de SP, cidade que adotou há 12 anos, gestora Cultural, terapeuta social e estudiosa de cultura de paz. Como ativista atuou nos coletivos Baixo Centro e ônibus hacker, com diálogos entre ocupações de espaços públicos, autonomia, governo aberto e políticas a partir das pessoas.
GABRIELA CAESAR - Responsável pelas análises do Google Trends na América Latina, com foco no Brasil e no México, desde fevereiro de 2022. Também representa a equipe em treinamentos internacionais como os do IRE e do NICAR, nos Estados Unidos. Tem mais de 13 anos de experiência no jornalismo, com passagens em redações como g1, portal de notícias da TV Globo, e Estadão. É formada em Jornalismo pela PUC-Rio, foi bolsista do DAAD na Alemanha e tem um Master em Jornalismo de Dados e Automação pelo Insper.
JÚLIA GIANELLA - Doutora em Design e Tecnologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
JULIANA MARQUES - Estatística, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR e Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ações Afirmativas (GEMAA) do IESP.
KAMILA CAMILO - Ativista e empreendedora social que conecta grandes organizações a iniciativas populares, desenvolvendo projetos de inovação aberta, responsabilidade social e ESG com foco na ação climática. É integrante da delegação brasileira do W20, grupo de interesse focado em gênero do G20. Atualmente, é Diretora do Instituto Oyá.
LAILA BELLIX - Diretora do Instituto Cidade Democrática. Mestre e bacharel em gestão de políticas públicas (USP). Atua há 11 anos com os temas de governo aberto, participação, tecnologia e transparência e tem experiências em governos e organizações sociais.
MARCELO FONTOURA - Jornalista e professor adjunto de jornalismo de dados e estudos de desinformação na PUCRS. Também atua como pesquisador para o Atlas de Notícias e como para a International Fact Checking Network. Coordenou iniciativas na News Product Alliance, na Meedan e na Ajor. Tem mestrado e doutorado em comunicação.
MARINA ATOJI - Diretora de programas da Transparência Brasil. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo, é especialista na Lei de Acesso à Informação. Atuou como gerente-executiva da Abraji de 2012 a 2020 e como secretária-executiva e redatora do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas de 2011 a 2021.
MÁRIO KANO - Editor de Infografia do jornal digital Poder360 e sócio do Estúdio Kanno de Infografia, é jornalista e designer especializado em infografia. Atuou na Folha de S.Paulo de 1989 a 2016, onde desempenhou diversas funções relacionadas à infografia e design, além de colaborar na elaboração de projetos gráficos. Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios como o Prêmio Folha de Jornalismo, Prêmio Abril de Infografia, Prêmio Esso e diversas premiações no SND.
MÁRIO SÉRGIO - Mário Sérgio é desenvolvedor de software no Nossas, também foi Coordenador Geral de Participação Digital na Presidência da República. Ex coordenador do Programa de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil e um dos mantenedores da Operação Serenata de Amor. Ex-presidente da Associação Python Brasil. Em 2017 foi nomeado fellow member da Python Software Foundation nos Estados Unidos.
REINALDO CHAVES - É coordenador de projetos na Abraji. Foi finalista dos prêmios Pulitzer, Sigma Awards em 2023 e 2021 com trabalhos sobre investigações de relações de poder, meio ambiente e saúde pública com o estudo de milhões de dados de interesse público com uso de Python. Foi participante do JournalismAI com estudos de machine learning e detecção de discurso de ódio em redes sociais.
RODRIGO CUNHA - Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e pesquisador-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Design da Informação Jornalística. Em 2023, realizou pesquisa pós-doutoral sobre acessibilidade da visualização de dados para pessoas com deficiência visual, na Universidad de Málaga, Espanha.
THAIS FOLEGO GAMA - Jornalista com MBA em Informações Econômico-Financeiras. Tem experiência de mais de 15 anos na reportagem, com passagens por grandes veículos de economia. Também atuou com gestão de organizações do terceiro setor, como Instituto AzMina e Instituto Fala. Atualmente é repórter no Capital Reset.
Confira a planilha de projetos completa em nosso repositório no Github: https://github.com/escola-de-dados/premio_cwa













































































































































